Artes Plásticas


As Artes Plásticas são uma das áreas integrantes na Escola de Artes e Talentos de Barcarena, onde reina a criatividade, a boa disposição e os alunos podem encontrar um espaço com uma dinâmica de atelier. 

As aulas são para alunos com ou sem experiênciatotalmente práticas, essencialmente na área do desenho e da pintura, com conteúdos adicionais sobre teorias da arte e comunicação. Os alunos terão oportunidade de desenvolver competências técnicas, o espírito crítico, e compreender as relações da arte moderna e contemporânea.

As artes vão para além das competências básicas, técnicas, de cultura visual ou domínio de materiais. As aulas de artes, poderão servir também “terapia” para o controlo de comportamentos e personalidades, nomeadamente,  o saber lidar com as frustrações, com a timidez, o ultrapassar de receios, medos e ansiedades; uma ajuda no domínio da expressão verbal através da crítica visual; o domínio do raciocínio lógico e da resiliência perante dificuldades; ajudam na gestão do tempo e na organização espacial e, sobretudo, reforçam a autoconfiança, a autocompreensão e a autonomia.

Juniores/Teens

Dos 6 aos 15 anos

Juniores/Teens I – desenvolvimento de trabalhos que promovem o contacto com os materiais e texturas através de desenhos, pinturas, origami, jogos didáticos na área das artes, e outros exercícios que estimulam a criatividade e, consequentemente ajudam também na resolução de problemas do quotidiano, organização física e mental, desenvolvimento da destreza manual e intelectual e avaliação crítica.

Juniores/Teens II e III – Aprofundamento das competências técnicas apreendidas no nível I. Desenvolvimento da avaliação crítica e visual, das técnicas e materiais com empatia às temáticas desejadas pelos alunos. Desafios com exercícios técnicos. Jogos didáticos relacionados com as artes. Experimentalismo.

Juniores/Teens III e avançados – Continuidade à exploração e desenvolvimento do nível II. Aumento da escala de trabalho. Competências avançadas de destreza manual e intelectual, técnica e material. Aprofundamento da avaliação crítica e visual. Desafios com exercícios técnicos. Jogos didáticos relacionados com as artes. Experimentalismo.

Adultos

A partir dos 16 anos

Adultos I – serão dados desafios de desenho e pintura, nomeadamente exercícios simples, de forma a contactar com os suportes (papel e tela) de forma a dominar os riscadores (caneta, marcadores, grafite, lápis de cor…) e a dominar os pincéis e as tintas (aguarelas, viochene, acrílicos…).  

Adultos II – Aprofundamento no domínio dos materiais apreendidos, persistência na pintura com o aumento da escala do suporte, introdução das técnicas mistas e da fusão de matérias. Introdução da tinta da china, pintura a óleo (papel e tela), carvão e pastel. Desenvolvimento dos métodos do processo criativo e análise crítica.

Adultos III e avançados– Aprofundamento e desenvolvimento das competências técnicas, compreensão dos materiais e exploração de linguagens de comunicação. Experimentalismo. Desenvolvimento da sua linguagem artística e visual. Aprofundamento às teorias da arte e às linguagens artísticas modernas e contemporâneas. Tutoria e mentoria de projetos.